domingo, 28 de junho de 2009

CONTROLE DE PESO E FIBRAS


A preocupação com o peso adequado leva uma grande parte da população fazer opções de consumo de alimentos considerados saudáveis. O papel da fibra na dieta é conhecido há muito tempo, sendo considerado um fator fundamental para o bom funcionamento intestinal e está presente em muitos alimentos que contém baixa quantidade calórica, assim como hortaliças e frutas. Mas qual é a relação entre o consumo de fibras e o controle de peso?
Estudo recente obteve como objetivo descrever o efeito do consumo de fibra insolúvel sobre alguns parâmetros metabólicos, sobre o peso, apetite a consumo alimentar de pessoas saudáveis. Os resultados evidenciaram que o consumo de cerca de 40 gramas de fibra insolúvel reduziu o consumo alimentar por cerca de duas horas, na população em estudo.
Outra pesquisa visou determinar a influência do consumo de fibras no risco de ganho de peso e da composição da gordura corpórea ao longo do tempo. O trabalhou visou ainda verificar a influência da idade, ingestão calórica, atividade física dos pacientes em estudo, com o objetivo de controlar fatores que poderiam confundir os resultados. De acordo com os resultados, o aumento no consumo de fibras reduziu de forma significativa o risco de ganho de peso e de gordura corpórea em mulheres, independente dos fatores que poderiam gerar confusão. O estudo evidencia ainda que o consumo de fibra parece influenciar na diminuição da ingestão energética ao longo do tempo.
Os estudos demonstram outros benefícios do consumo de fibras, além dos que já são conhecidos. Sendo assim, os alimentos crus como hortaliças e frutas devem fazer parte de uma alimentação adequada e balanceada, fornecendo diversos benefícios á saúde.
Fontes:
Freeland KR; Anderson GH; Wolever TM. Acute effects of dietary fibre and glycaemic carbohydrate on appetite and food intake in healthy males. Appetite; 52(1): 58
-64, 2009 Feb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário