quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Erva mate pode apresentar efeito protetor sobre o câncer de cólon

A erva mate é uma planta nativa da América do Sul e usada para o preparo de uma bebida tradicional, o chá mate.





As folhas da erva mate contêm quantidades significativas de flavonoides e saponinas, as quais são metabolitos naturais de plantas e estão associadas com diversas propriedades benéficas incluindo efeito hipocolesterolêmico, inibição do câncer, indução da morte celular programada (apoptose), inibição da proliferação de células cancerígenas e propriedades anti-inflamatórias.


Entretanto, os efeitos de saponinas mais purificadas sobre a inflamação e o câncer ainda são escassos. Por isso, pesquisadores quantificaram e purificaram saponinas de folhas secas do mate para avaliar seus mecanismos anti-inflamatórios e apoptóticos em células de câncer de colon in vitro.






Para isso, as saponinas presentes nas folhas secas do mate foram extraídas com metanol, parcialmente purificadas e quantificadas. As folhas continham 10–15 mg/g peso seco de saponinas totais, as quais foram identificadas por cromatografia liquida de alta eficiência e cromatografia liquida acoplada a espectroscopia de massa em seis frações cromatográficas preparativas chamadas A, B, C, D, E e F.


As frações D, E e F inibiram significativamente iNOS (óxido sintase induzível) prostaglandina E2 e COX-2 (ciclooxigenase 2). A fração F reduziu a translocação nuclear das subunidades p50 (49,8%) e p65 (49,0%) do fator nuclear-kB e induziu apoptose pela supressão da Bcl-2 e aumento na expressão da proteína Bax e ativou a caspase-3.




Neste contexto, as saponinas presentes nas folhas da erva mate parecem exercer um efeito protetor contra o risco de desenvolver câncer de cólon in vitro.


Vale ressaltar que este estudo foi feito in vitro, havendo assim, a necessidade de realizá-lo em humanos, com o objetivo de atestar a real capacidade desta erva em proteger contra danos pró-inflamatórios e cancerígenos.Fonte da Imagem:






Disponível em http://ervamatefolhaverde.blogspot.com

Fonte da Notícia:







PUANGPRAPHANT, S.; BERHOW, M. A.; DE MEJIA, E.G. Mate (Ilex paraguariensis St. Hilaire) saponins induce caspase-3-dependent apoptosis in human colon cancer cells in vitro. Food Chem., v.125, p.1171–1178, 2011.






HECK, C. I.; DE MEJIA, E. G. Yerba mate tea (Ilex paraguariensis): A comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations. J. Food Sci., v.72, p.R138–R151, 2007.






Disponível em: http://www.nutricaoempauta.com.br.





Um comentário: