quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

GESTANTES E ALIMENTAÇÃO


Por quê os hábitos alimentares são importantes durante a gravidez?
A gravidez é um momento muito especial da vida que requer atenção especial. Todos os hábitos adotados pela futura mamãe refletem diretamente na vida do futuro bebê. Os hábitos alimentares estão entre os mais importantes, uma boa nutrição garante o crescimento e desenvolvimento do bebê e, ao mesmo tempo, propicia à mãe condições de saúde satisfatórias para o parto e a amamentação.

Como são avaliadas as condições nutricionais da gestante?
As condições nutricionais entre outros parâmetros, são avaliados pelo ganho de peso, o qual estima-se que durante a gestação deve variar em torno de 300 a 400g semanais.

Como deve ser a alimentação da gestante?
A gestante deve ter uma alimentação que contenha:
Proteínas – As células do bebê em desenvolvimento são construídas principalmente de proteínas. As mudanças do corpo da mãe e a placenta também necessitam de proteínas. As melhores fontes são: carnes (frango, peixe e carne bovina), ovos, leite e derivados.
Carboidratos – Combustível para o feto, os carboidratos são necessários para o sistema nervoso e cérebro do bebê. As melhores fontes são: pães, cereais, grãos, batata, milho, frutas etc. A dieta da gestante dificilmente contém pequenas quantidades de açúcares, por isso, recomenda-se não exagerar no consumo de alimentos ricos em carboidratos.
Gorduras – As gorduras também são utilizadas pelo organismo como fonte de energia, porém a gestante deve incluir na dieta em quantidades mínimas, e dar preferência as de origem vegetal: soja, milho, girassol etc., que são mais ricas em gorduras insaturadas.
Vitaminas - Elas são necessárias para a maioria das funções do corpo (produção de energia, manutenção da pele, formação de anticorpos etc.). Todas as vitaminas são importantes durante a gravidez e podem ser obtidas através de uma alimentação variada. As fontes são hortaliças, frutas, carnes, leites e derivados e grãos.
Minerais – Eles também possuem muitas funções (formação das células vermelhas, formação de ossos e dentes etc.). As fontes são hortaliças, frutas, carnes, leites e derivados e grãos.

Quais são os sintomas característicos que podem ocorrer durante a gestação?
Obstipação (intestino preso): Para evitar, deve-se consumir fibras (verduras, frutas e cereais integrais), aumentar a ingestão de líquidos, fazer as refeições em horários regulares e exercícios físicos. Não use laxantes sem prescrição médica, pois eles podem diminuir a absorção de vitaminas e minerais.
Náuseas e vômitos: São sintomas comuns no início da gravidez e ocorrem devido a mudanças hormonais. Procure fazer refeições pequenas e freqüentes; evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e de odor forte; evitar misturar alimentos quentes e frios na mesma refeição; não tomar líquidos durante as refeições e antes de se levantar procure comer um biscoito salgado, torradas ou cereais. Caso esses sintomas persistam, deve-se recorrer ao médico.

Fonte: Nutrição em Pauta
Autores : Dra. Lígia dos Santos Nutricionista do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital e Maternidade São Camilo
Dra. Sílvia Toscano Nutricionista , Chefe do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital e Maternidade São Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário