quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E CONSTIPAÇÃO INTESTINAL


Vários fatores podem levar à constipação. Esse sintoma é mais freqüente nas mulheres do que nos homens, sem que haja explicação para isso. Os mais idosos também têm maior freqüência de constipação do que os mais jovens, o que pode ser associado à menor ingestão alimentar, perda da mobilidade, fraqueza das musculaturas abdominais e pélvica e medicações. A presença de constipação está associada à falta de resíduos dentro do cólon, perda de sensibilidade dos órgãos que desencadeiam os mecanismos da defecação, perda das contrações dos músculos envolvidos com a defecação e obstrução mecânica. Muito da clínica e o exame físico são correspondentes às várias situações relacionadas com tais mecanismos de constipação.
É um sintoma relativamente freqüente, muitas vezes conseqüente a alterações funcionais, que derivam de padrões de comportamento. Menos do que três evacuações por semana associado a dificuldade para evacuar, fezes duras, baixa freqüência de evacuações e sensação de evacuação incompleta é considerada constipação.
As causas da constipação podem ser relacionadas ao hábito alimentar, sedentarismo, obstruções intestinais, alguns tipos de doenças e até mesmo o uso de medicamentos.
No contexto da constipação medidas não-medicamentosas constituem a primeira escolha para manejo inicial, com ênfase em abordagem dietética e de hábitos de vida, através do aumento do consumo de fibras na dieta, água e prática de atividade física.
Algumas orientações alimentares para a constipação intestinal
» Ingerir 2 litros de água por dia: não adianta consumir fibras e não beber água» Consumir pelo menos 3 porções de frutas laxativas como : laranja, tangerina com o bagaço, ameixa fresca ou secas, manga, abacate, jaca, mamão, melão, melancia ao natural ou em sucos e vitaminas (os sucos não devem ser coados).» Consumir verduras e legumes crus;» Pães, Biscoitos e Massas Integrais ( Pão de Centeio, diversos grãos, etc)» Farelo de aveia, trigo e linhaça podem ser usados na mediada de duas colheres de sopa em preparações para aumentar o aporte de fibras da dieta;» Praticar atividade física;

Receita de coquetel laxante
1 copo de leite desnatado gelado
1 fatia de mamão formosa
5 ameixas pretas secas sem caroço
3 colheres de farelo de aveia, trigo ou linhaça
Bater tudo e tomar em jejum
Obs: É preciso ao longo do dia ingerir pelo menos 2 litros de água

Fonte:
Roberto Dantas Oliveira.Diarréia e constipação intestinal.Rev Méd: Ribeirão Preto,2004
MAHAN LK, Krause Lta. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8 ed. São Paulo: Roca, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário