quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Saúde na cozinha...a sua é????????????


Sua cozinha é saudável? Para cada pergunta selecione a melhor resposta de acordo com as opções em seu lar:1) Quantos tipos de vegetais e frutas existem em sua cozinha?(a) Eles estão em toda a parte;(b) Uma banana ou maçã ocasionalmente estão na cesta de frutas. na geladeira, alface e tomate;(c) Não existem na minha cozinha.
Se você marcou a letra a, parabéns. as frutas e vegetais tem poucas calorias, facilitando a manutenção do peso e também são ricas em vitaminas, minerais e fibras, capazes de prevenir muitas doenças.2)As frutas e vegetais estão facilmente acessíveis?(a) Sim, estão nas prateleiras principais da minha geladeira;(b) Ficam escondidas no gaveteiro, dentro de sacos plásticos;(c) Ervilhas enlatadas contam?
A dica é manter as frutas as vegetais já higienizados e acessíveis para que você os consuma mesmo quando estiver com pressa. Geralmente comemos o que está mais facilmente acessível e o que dá menos trabalho. Se você mantiver tudo embalado no gaveteiro acabará se esquecendo de consumí-los e, não, alimentos enlatados não são a mesma coisa já que são conservados com muito sal, o que não é muito saudável.
3) Um amigo vai passar para visitá-lo em 1 hora. Quais são as opções mais saudáveis que tem em casa:(a) Nozes, castanhas, pistache, salada de frutas, sucos naturais;(b) Frutas desidratadas, crakers integrais, sucos adoçados;(c) Salgadinhos e refrigerantes.
As opções a e b são as mais saudáveis. Se você tiver muitas porcarias em casa acabará ingerindo-as, mesmo quando a desculpa são as crianças. Além disto, elas também não precisam dos alimentos gordurosos e extremamente adoçados.
4) Em termos de equipamentos:(a) Minha cozinha tem todos os equipamentos e utensílios que preciso para preparar qualquer tipo de alimento;(b) Temos apenas o básico, fogão, microondas e geladeira e nada mais.Ter o equipamento correto não fará voce comer sempre corretamente porém a disponibilidade dos mesmos é um motivador para a preparação de refeições saudáveis, bonitas e saborosas.5) Os laticínios disponíveis em minha geladeira são:(a) Leite desnatado, iogurte light e queijo magro;(b) Leite integral, queijo provolone e iogurte com açúcar;Os laticínios são importantes fontes de cálcio mas podem ser muito gordurosos e ricos em calorias. Fique com a letra a.6) As balas, chocolates e biscoitos recheados:(a) Não entram em minha geladeira;(b) Ficam escondidos em um armário alto;(c) Estão por toda parte.Se você não pode resistir às tentações não as tenha em casa. E, nunca use-as como recompensa para as crianças.7) As bebidas na sua casa incluem:(a) Agua, leite desnatado, suco natural, chá verde, café orgânico;(b) Leite, suco de laranja e refrigerante diet;(c) Suco açucarado, leite achocolatado e refrigerante.Mantenha-se hidratado. Além da água opte por bebidas que forneçam nutrientes adequados à sua saude. Evite os desastres nutricionais como os refrigerantes.8) Os cereais que você compra são na maior parte das vezes:(a) Arroz, pães, biscoitos e cereais matinais são integrais;(b) Arroz, pães e biscoitos refinados e cereais matinais açúcarados.As versões integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Prefira-os.9) Minha cozinha:(a) Parece um restaurante natural;(b) É bem equipada mas geralmente estou cansado de mais para preparar as refeições e acabo optando por um macarrão instantâneo;(c) Não tem nada. Geralmente peço algo por telefone ou passo em uma lanchonete fast food a caminho de casa.Tenha uma lista de compras pregada na geladeira e abasteça sua geladeira semanalmente com frutas, verduras, laticínios magros e cereais integrais.Como você classificou sua cozinha? Se suas respostas foram na maior parte das vezes (a) parabéns! Você tem muitas opções saudáveis e sua dieta tem tudo para dar certo. Se suas respostas foram na maioria das vezes (b) e (c) cuidado! Sua cozinha pode estar te sabotando! Olhe as respostas (a) e veja opções mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário